Informativos em destaque

09/11/2016 Verificação do nível e troca de óleo  
09/11/2016 Verificação do nível e troca de óleo Verificação do nível e troca de óleo Deve ser feita a verificação do nível e a troca de óleo com o motor quente ou frio? Os dois. O motor deve estar frio na hora de verificar o nível, e quente, na troca.
09/11/2016 Pneus  
09/11/2016 Pneus Calibre os pneus A pressão correta dos pneus, indicada no manual do proprietário, contribui com a segurança, além de economizar combustível e evitar o desgaste prematuro dos itens.
09/11/2016 Pivô gasto  
09/11/2016 Pivô gasto Quais são os sintomas apresentados por um pivô gasto? Ruídos ou estalos durante arrancadas e frenagens, desgaste irregular de pneus, dificuldade em manter o veículo na trajetória, ruídos ao trafegar em pisos irregulares. E aí, o seu caminhão apresenta algum desses sintomas?
09/11/2016 Faróis  
09/11/2016 Faróis Cheque os faróis As luzes do caminhão precisam estar sempre em perfeita condição. Dessa forma, garante sua total segurança nas viagens noturnas, com neblina ou com qualquer outro imprevisto climático ou na própria estrada. Revise sempre as lâmpadas de faróis alto e baixo. Certifique-se de que as luzes de freios e de setas estão funcionando perfeitamente.
24/10/2016 Quando trocar o óleo, troque também o filtro  
24/10/2016 Quando trocar o óleo, troque também o filtro O descuidado com o filtro trará sérios riscos a peças como anéis, pistões e mancais e pode até fundir o motor. Em veículos mais antigos, o mais comum era trocar o filtro a cada duas ou três trocas de óleo. Nos atuais, porém, as montadoras recomendam fazer as trocas de ambos ao mesmo tempo. O prazo varia de modelo para modelo e deve ser consultado no manual do proprietário do veículo. Tanto o filtro quanto o óleo precisam ser substituídos por marcas com as mesmas especificações do original. Portanto, nunca descuide das trocas de óleo (e do filtro). Siga exatamente o que recomenda a montadora.
24/10/2016 Filtros precisam ser checados com regularidade  
24/10/2016 Filtros precisam ser checados com regularidade Filtros precisam ser checados com regularidade Fundamentais para o bom funcionamento dos automóveis, os filtros precisam estar em boas condições. Seja do ar, de cabine, do óleo ou do combustível, eles devem ser checados regularmente para proporcionar o bom desempenho. Você sabe quais são os principais sintomas que indicam a necessidade de substituição destas peças? Se o veículo apresentar aumento repentino no consumo de combustível, pode estar relacionado ao filtro do ar. Se estiver muito sujo, pode provocar o aumento do consumo de combustível, pois a saturação do elemento filtrante faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar. O filtro de cabine (do ar condicionado), quando em más condições, possibilita a ocorrência de mau cheiro no interior do veículo e perda de eficiência do ar. Gostou das nossas dicas?
24/10/2016 Será que você sabe frear o seu automóvel?  
24/10/2016 Será que você sabe frear o seu automóvel? Será que você sabe frear o seu automóvel? Muitos motoristas acabam não prestando atenção nisso durante o seu dia a dia, mas é muito importante saber frear para aumentar a durabilidade das pastilhas e do sistema de uma forma geral. É muito comum encontrarmos motoristas sem experiência, ou que ficam um pouco nervosos durante a direção, que simplesmente pisam no pedal do freio com toda força, fazendo com que todos os passageiros sejam arremessados para frente, quase beijando o painel o caso da pessoa que está no banco da frente. É importante que os motoristas utilizem o freio de forma sútil. Para isso, o motorista precisa ficar atento não apenas ao carro que está na sua frente, mas sim em toda situação do trânsito, com o objetivo de se antecipar ao que está acontecendo no trânsito de um modo geral. Além de evitar acidentes ao pisar de leve no freio o motorista poupa o próprio sistema e também os pneus do carro.
20/10/2016 Quando trocar a lona de freio?  
20/10/2016 Quando trocar a lona de freio? O período de troca das lonas é maior do que o das pastilhas de freio. O período de troca das lonas é maior do que o das pastilhas de freio, por serem acionadas com menor frequência. Em alguns casos podem ultrapassar os 50.000 km, mas é importante a cada revisão periódica observar se há algum tipo de desgaste na peça ou prazo exigido no manual de fábrica para troca. Os primeiros sinais de desgaste da peça que podem ser percebidos pelo motorista e indicar que é hora de substituir a peça são diminuição da capacidade de frenagem nas rodas traseiras e dificuldades para parar o carro com o freio de mão.
20/10/2016 Freios a disco  
20/10/2016 Freios a disco Mais segurança O freio a disco oferece mais segurança para condutores e passageiros de um veículo e garantia de maior eficácia em pistas molhadas porque não estar sujeito a acumular água em seu interior. Outro aspecto importante de sua eficácia é a sua maior capacidade de resfriamento. Por ter um sistema aberto que dissipa mais rapidamente o calor, ele evita o fenômeno fading (quando o fluído de freio ferve), e isto proporciona a frenagem segura.
20/10/2016 Fluido de arrefecimento  
20/10/2016 Fluido de arrefecimento Quando o sistema de arrefecimento deve ser trocado O fabricante determina quando o fluido deve ser substituído, mas o tempo médio é de dois anos e meio, independente se o motorista vai muito pra estrada ou mantém o motor em temperaturas quentes por muito tempo. Também vale a pena ficar atento às mangueiras do sistema, que podem ressecar e ficar danificadas. Sempre que isso acontecer, faça uma checagem de todo o sistema na oficina para ver se mais algum componente pode ter sido afetado.
20/10/2016 Embreagem  
20/10/2016 Embreagem Que cuidados os motoristas devem ter com a embreagem do caminhão? Cuidar da manutenção do caminhão deve ser uma prioridade para o motorista que quer ter uma viagem tranquila. Mas, quais cuidados você deve ter com a embreagem? Você mesmo pode checar alguns itens a cada semana, como o nível do fluido do sistema de acionamento da embreagem, de modo a garantir o pleno funcionamento do conjunto. Como você já deve saber, o sistema de embreagem é essencial para o caminhão, já que tem a função de transmitir a rotação do volante do motor para o eixo e para as rodas. Sem isso, o veículo não sai do lugar. O contato entre o disco de embreagem e o volante do motor é que permite essa transmissão da rotação. Porém, esse contato gera atrito e, consequentemente, desgaste das peças. Logo, o motorista deve ficar atento aos sinais de problema no sistema de embreagem, como a patinagem, ruídos na hora de trocar de marcha ou mudanças no curso do pedal no momento de acioná-lo.
20/10/2016 O que é a embreagem?  
20/10/2016 O que é a embreagem? Embreagem O que a maioria das pessoas conhece como embreagem é um sistema que coordena a troca de marchas e é composto por disco, platô, rolamento, câmbio e pedal, além dos sistemas de cabos que conectam esse sistema. A vida útil da embreagem dura, em média, 100 mil quilômetros, sendo que é necessário fazer as revisões periódicas para checar como está a conservação das peças.
20/10/2016 Como evitar o desgaste na embreagem?  
20/10/2016 Como evitar o desgaste na embreagem? A embreagem tem a função de controlar a transmissão do movimento do motor para o câmbio, facilitando o engate das marchas. Para evitar o desgaste da embreagem, confira essas quatro dicas: 1- Nunca descanse o pé no pedal da embreagem. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco. Ao gerar esse desgaste, o motorista provoca o superaquecimento do sistema.
2- Quando em uma rampa, por exemplo, use o freio de mão para auxiliar no arranque do carro. ?Segurar? o carro na embreagem também prejudica o disco.
3- Ao reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradativamente, sempre em ordem e de acordo com as rotações do motor. Isso fará com que as peças da embreagem trabalhem de forma suave.
4- É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada "queimada da embreagem", fazendo com que o carro não desenvolva e aumente o consumo de combustível.